Meus hábitos de leitora

Meme divertido, aqui e aqui. :)

1. Aprendi a ler junto com a minha irmã do meio, dois anos mais velha que eu. A partir daí, li tudo que apareceu pela frente: os livros didáticos da mãe e do pai professores, os gibis do homem-aranha do irmão mais velho e as revistas Bizz da outra irmã.

2. Gosto de ler no banheiro. Livros e revistas.

3. Gosto de carregar um livro na bolsa, para ler em filas, salas de espera e qualquer momento “in between”.

4. Sempre leio enquanto tomo café da manhã (gosto de levantar muito cedo pra poder fazer isso). Às vezes leio enquanto janto.

5. Já parei de ler livros por causa de projetos gráficos ineficientes. Entrelinhas estreitos, margens pequenas e formatos desconfortáveis me irritam muito.

6. Meu hábito de leitura se consolidou na adolescência, com Agatha Christie, Conan Doyle e Stephen King. Na pré-adolescência, li toda a coleção vagalume. Marcos Rey era o meu preferido.

7. Tinha pena de riscar nos meus livros, até que meu orientador do tcc disse: “tu vais morrer e teus livros vão continuar”.

8. Gosto muito de emprestar livros, principalmente pelo prazer de conversar a respeito depois. Minhas irmãs sempre pegam meus livros emprestados, às pilhas.

9. Não me importo que meus livros fiquem gastos de tanto serem manuseados.

10. Estou relendo o “Great Expectations”, mas agora numa versão original (em inglês) da Penguin que comprei na feira do livro do ano passado. Estou irritada com o entrelinha pequeno. :(

11. Antes desse, eu li paralelamente “On Chesil Beach” e “O Sol é Para Todos”, livros que ganhei no ano passado os amigos Toni e Manu. :)

12. Minha capa preferida é a do “Extremely Loud and Incredibly Close”, do Safran Foer.

13. Tenho pena de terminar de ler os livros ótimos. “História do Amor”, da Nicole Krauss, eu li muito rápido e depois me arrependi – queria ter saboreado melhor.

14. Tenho medo de ver filmes que adaptam meus livros preferidos. Gosto muito do Blindness, do Everything is Illuminated e do Pequeno Príncipe em que o Gene Wilder interpreta a raposa. :~

15. Pessoas que gostam de livros ganham o meu coração. Eu e o Ricardo já gastamos muitas horas e muito dinheiro, juntos, nos sebos de Porto Alegre.

16. Acho muito triste uma casa onde não há estantes com livros, ou livros soltos pelas mesas, camas e sofás.

17. Eu li o Ulisses do James Joyce (tradução do Houaiss) quando a Julia era recém nascida, nos intervalos entre as amamentações.

18. Adoro quando marco um encontro com alguém e, se me atraso alguns minutos, a pessoa me espera lendo um livro.

19. Quando criança, não fazia educação física por causa da bronquite. Passava essas horas na biblioteca. Reli umas 50 vezes o poema “ou isto ou aquilo” da Cecília Meireles.

20. A Julia herdou alguns livros meus, como a coleção Clássicos Disney (que vinha com uma fita cassete com a história narrada) e uma edição linda do Menino Maluquinho, que meu irmão comprou no Círculo do Livro.

21. O livro que li mais vezes foi Memórias Póstumas de Brás Cubas. Uma das melhores coisas que o ensino médio fez por mim foi me obrigar a ler este livro.

22. Adoro passear em livrarias e Sebos, mesmo que eu não compre nada. Eu e a Julia sempre vamos na Vanguarda no sábado, depois do almoço.

23. Leio para escapar de situações desconfortáveis. Em viagens de ônibus e salas de espera, onde estranhos podem querer puxar assunto, eu estarei lendo um livro.

6 Respostas to “Meus hábitos de leitora”

  1. balu Says:

    não tenho tido tempo (nem cabeça) de ler muito ultimamente
    mas foi engraçado saber que o marcos rey tb era teu preferido… pra mim o melhor livro da coleção vagalume é “o misterio do 5 estrelas”

  2. anamargarites Says:

    bah, O Mistério do 5 Estrelas é um dos meus livros favoritos EVER. :)

  3. Leo Says:

    Melhor livro, certo. O Rapto do Garoto de Ouro era ênfase também. Gostava particularmente do fato do nome do personagem principal desses livros ser Leo. :P

  4. anamargarites Says:

    Siiim, o Leo :))
    E bah, “um cadáver ouve rádio” era tri também.

  5. Leo Says:

    “Um Rosto no Computador” também era com a mesma tchurma.

  6. RicardoMello Says:

    putz, lendo essas tuas respostas eu me dei conta da situação absurda que eu me encontro a anos já: leio uma quantidade relativamente boa de livros. porém, SÓ DE ARTE. preciso começar a arranjar tempo pra voltar ler romances ou algo que o valha…

    pra tu ver que eu costumo esperar as pessoas em algum lugar lendo textos/xerox de algum autor da área… credo.

    ao menos tenho lidos muitos quadrinhos.

Deixe uma resposta

