Coisa de designer

Em conversas com amigos, colegas de trabalho e (ex) alunos, fico cada vez mais impressionada com a arrogância dos designers (eu incluída). É batata: o designer acha que o trabalho dele é a coisa mais importante do mundo e os outros – bando de filisteus – não o respeitam / compreendem. Ser designer é, via de regra, ser emo.

Eu sou um exemplo disso: sou arquiteta de informação e, pra mim, o meu trabalho é a parte mais importante de um projeto web. Se a informação não estiver bem organizada e a interação não tiver sido bem planejada, de nada adiantam a melhor tecnologia, a melhor codificação, a melhor tipografia e as imagens mais bonitas. Tenho certeza que os meus colegas não concordam comigo. :P

E outra: uma coisa que irrita profundamente o designer é ter que repensar coisas no projeto. O cliente é sempre culpado, por que não enviou o material na data prevista, nos obrigando a incluir novos itens no menu, novas marcas no rodapé, outros campos no formulário no “fale conosco”. “Como é que o cara não previu que ia ter que colocar 30 imagens aqui?”

Fato é que o cliente não abstrai. Se o cliente previsse coisas, imaginasse como elas ficariam antes de estarem prontas, ele próprio seria designer e não nos contraria. E o designer, egocêntrico que é, não se dá conta que o seu trabalho inclui a abstração, o trabalho com informações incompletas e, consequência das consequências, a famosa “refação”. :)

Tags:

2 Respostas to “Coisa de designer”

  1. pablo Says:

    eeeeii
    isso doeu

  2. caroulina* Says:

    parabéns pra ana!

Deixe uma resposta

